quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31 de Agosto - Dia do Nutricionista


Boa Tarde Galera! Pra quem não sabe, hoje 31/08 é o Dia do Nutricionista! Então vou postar essa matéria falando um pouco sobre a profissão em homenagem aos futuros nutricionistas, e aos que já são.

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem.
E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas. O Dia do Nutricionista – 31 de agosto – é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949.
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.
O profissional de Nutrição é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, bem como acompanhar o regime alimentar de atletas.
O nutricionista pode atuar em diversas áreas e setores. No setor administrativo de uma empresa, indústria, hospital, hotel ou escola, o profissional gerencia a produção de alimentos. Na área de catering, pode elaborar cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão.
Se optar por nutrição clínica, o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais e prescreve dietas de acordo com a enfermidade constatada.
No setor de marketing, o profissional pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações e organizar cozinhas experimentais. Na área de saúde pública, atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.
Se optar por nutrição esportiva, o nutricionista pode trabalhar em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.


Parabéns a todos nutricionistas!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Maracujá - O bloqueador natural de gordura




A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso.
E não tem contra-indicação!
Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. 

O que é pectina?
Ela é uma espécie de fibra solúvel que, junto com a celulose e a lignina, compõe a parede celular das plantas. Está em todas as frutas, mas a maçã, a pêra, a laranja, o limão e o pêssego são especialmente ricos nela.
* Gordura na mira
No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade. Com isso, você se sente bem alimentado com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

*  
Menos toxinas


Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
* Reações adversas
Ainda não existem estudos sobre eventuais respostas adversas da farinha de maracujá nos seres humanos, mas os especialistas não acreditam em contra- indicações. Mesmo assim, convém prestar atenção nas reações do organismo. O consumo excessivo de fibras pode causar diarréia e, por tabela, perda de nutrientes. É bom saber que o consumo diário máximo de fibras em geral é de 30 gramas, segundo recomendação da Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas para a alimentação. Para se ter uma idéia, uma colher de sopa da farinha contabiliza 3,5 gramas, ou seja, fica longe desse limite.
Se for consumir a farinha de casca de maracujá industrializada é importante verificar se há liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Isso é o que garante o produto seguro. Há quem diga que os produtos industrializados, em geral, são feitos da parte amarela do maracujá, que possui muito menos pecticina. Então, faça a receita em casa e garanta a qualidade!

Quanto consumir?
Ainda não há um consenso entre os especialistas em relação à quantidade de farinha de maracujá que deve ser ingerida por dia. O certo seria 1 colher de sopa, meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar. O pó pode ser dissolvido em um suco. Para que o sabor da farinha se mantenha neutro, é importante prepará-la de acordo com a receita. Caso contrário, o sabor característico do maracujá pode predominar e interferir no gosto dos outros alimentos. Sim, não é só no suco que a farinha vai bem. Você também pode salpicá-la na comida. Só não vale levá-la ao fogo, pois ainda não há estudos que garantam que essa exposição extra ao calor não altere suas propriedades e a textura dos alimentos.

            http://saude.abril.com.br/

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Saiba quantas calorias têm os sanduíches do Mc Donald's

Confira também as calorias em seus acompanhamentos, molhos, sobremesas e bebidas


Dependendo da hora, o fato de fazer um lanche em um fast food é muitas vezes mais prático e mais rápido do que ir em algum restaurante. Claro que esta praticidade também é seguida de algumas calorias extras. 


Veja por exemplo o Mc Donald’s, uma rede de lanchonetes super conhecida pelos seus sanduíches característicos. Já pensou em quantas calorias você ingere ao pedir um Big Mac ou em umCheddar McMelt?
Então vamos ao que interessa! Confira quantas calorias que cada sanduíche do Mc Donald’s tem

 Big Mac 504 calorias

Big Tasty 843 calorias


                                          Cheddar McMelt – 507 calorias

Chicken Classic Crispy – 490 calorias



McChicken Junior – 365 calorias



McChicken – 454 calorias



Mc Fish – 373 calorias


Hambúrguer – 257 calorias


Quarteirão com Queijo – 558 calorias


Cheeseburger – 310 calorias



Molhos
Calorias
(kcal)
Molho Barbecue
31
Molho Caipira
43
Molho Mostarda
40
Molho Agridoce
28
Maiocrem
98
Molho Ceasar
130
Molho Vinagrete com Ervas
25
 

Acompanhamentos
Calorias
(kcal)
McFritasTM pequena
174
McFritasTM média
229
McFritasTM grande
395
Chicken McNuggets TM
c/ 6 un.
381
Chicken McNuggets TM
c/ 12 un.
749


Bebidas
Calorias
(kcal)
McFruitTM laranja pequeno
160
McFruitTM laranja médio
282
McFruitTM maracujá pequeno
180
McFruitTM maracujá médio
300
Coca-Cola (300 ml)
136
Coca-Cola (500 ml)
224
Coca-Cola (700 ml)
312
Coca-Cola Light (300 ml)**
menos 1,5
Coca-Cola Light (500 ml)**
menos 2,5
Coca-Cola Light (700 ml)**
menos 2,5
Guaraná Antarctica (300 ml)
120
Guaraná Antarctica (500 ml)
200
Guaraná Antarctica (700 ml)
280
Diet Guaraná Antarctica
(300 ml)**
menos 1,2
Diet Guaraná Antarctica
(500 ml)**
menos 2,0
Diet Guaraná Antarctica
(700 ml)**
menos 2,8


Sobremesas
Calorias
(kcal)
McShakeTM
morango pequeno
289
McShakeTM
morango médio
462
McShakeTM
chocolate pequeno
289
McShakeTM chocolate médio
462
McShakeTM baunilha pequeno
290
McShakeTM baunilha médio
462
Sundae Caramelo
293
Sundae morango
260
Sundae de chocolate
299
Torta de maçã
239
Torta de banana
211
McCookiesTM
278
Sorvete de Casquinha
271


Dados retirados do site do Mc Donald's (Brasil),
os nomes dos produtos são de marca registrada do Mc Donald's.