Bom dia a todos! Hoje vou começar postando uma matéria sobre o bom café preto. Quem aí não gosta de tomá-lo pela manhã pra despertar o sono, após o almoço, ou durante o expediente? Um cafezinho é muito bom mesmo, mas assim como tudo na vida, ele tem seus benefícios e malefícios.
Embora o café seja um produto intensamente estudado, ainda há muita controvérsia em torno dos seus efeitos para a saúde. Muitos consideram uma doença tomar café. Numerosos estudos mostram resultados contraditórios e há sempre um novo estudo para atualizar o passado.
Ciência da cafeína
A cafeína é o estimulante legal mais utilizado no mundo. Ela estimula-te, dá-te energia e torna-te mais alerta. Para entender como a cafeína afecta o seu corpo, temos de estudar a ciência da cafeína. Quando você toma cafeína, ele dispara a secreção das hormonas do stress, como quando você tem que lidar com um perigo repentino.
O que se segue é a reacção do corpo as hormonas de stress elevado:
- Pupilas dilatam para aumentar a acuidade visual.
- Os brônquios dilatam para aumentar a disponibilidade de oxigénio.
- O fígado liberta açúcares e gorduras no sangue para compensar o esforço para sobreviver.
- As fibras musculares, ficam prontas para movimentos rápidos.
- Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial para fornecimento de combustível para os músculos.
- A circulação no sistema digestivo é reduzida para disponibilizar mais sangue para os músculos.
- Pequenos vasos sanguíneos nas extremidades fazem mais sangue para os músculos.
- Quando o seu corpo está num constante estado de alerta, os resultados podem ser devastadores.
Efeitos adversos da cafeína
Desvantagens do café:
- A cafeína pode causar fortes oscilações da glicose no sangue, causando hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Os sintomas incluem fraqueza, nervosismo, sudorese, tremores e palpitações cardíacas.
- A cafeína pode aumentar a pressão arterial e o colesterol.
- A cafeína pode afectar a produção de ácido clorídrico no estômago, causando uma má digestão. Ela está associada com risco aumentado de úlceras, refluxo ácido, e síndrome do intestino irritável.
- A cafeína pode causar irritação na pele.
- A cafeína pode ter um efeito prejudicial no corpo de equilíbrio cálcio-fósforo, que é associada com artrite reumatóide e osteoporose (ossos porosos).
- A cafeína pode piorar a sua síndrome pré-menstrual, e os sintomas da menopausa.
- A cafeína pode afectar a qualidade do seu sono. O facto de você ter construído uma alta tolerância a cafeína não significa que a qualidade do seu sono não fique comprometida. A cafeína pode também agravar os sintomas de insônias, ataques de pânico e ansiedade.
- A cafeína pode aumentar o risco de aborto espontâneo, malformações congénitas, tais como fenda palatina, e baixo peso à nascença em bébés. As mulheres grávidas devem evitar sempre a cafeína. A cafeína é uma droga estimulante que facilmente atravessa a placenta para o feto em desenvolvimento e também é transmitida através do leite materno.
- Se você toma regularmente mais de 100 mg de cafeína (cerca de metade de um copo de café) por dia, provavelmente você está viciado em cafeína e pode ter alguns sintomas de abstinência, como dores de cabeça, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.
- Beber café reduz o cálcio no organismo.
Gravidas
Se você estiver grávida, amamentando ou tiver as seguintes condições, você deve evitar completamente a cafeína:
- Problemas digestivos,
- Problemas intestinais,
- Síndrome da fadiga crônica,
- Cálculos biliares,
- Úlceras,
- Ansiedade ou transtorno de pânico doenças cardíacas,
- Colesterol alto,
- Hipertensão,
- Hipoglicemia,
- Insônia,
- TPM,
- Menopausa,
- Osteoporose,
- Irritações de pele
Outros problemas de saúde associados com o café
Café, desvantagens para a saúde:
- O café é geralmente feito numa cultura fortemente pulverizada, portanto cada chávena de café não orgânico expõe-o a uma dose de pesticidas tóxicos. Pior ainda, muitos desses produtos químicos proibidos nos Estados Unidos pela sua toxicidade são ultra exportados para países sul-americanos. Alguns destes produtos químicos são conhecidos por serem usados nas plantações de café que por sua vez, exportam o seu café de volta para os Estados Unidos
- Dependendo do seu caso. Você deve beber café descafeinado, e em pequenas quantidades, ai irá sentir os benefícios do café descafeinado.
- Se você beber café descafeinado, não se esqueça de usar um método não químico.
- Se você utilizar uma maquina de café, os filtros de café, não devem ser filtros branqueados. Os brancos mais claros podem ser branqueados com cloro.
Benefícios para a saúde
Embora o café esteja associado a inúmeros riscos para a saúde, a pesquisa sugere também que apresenta uma série de benefícios para a saúde prestados a beber pelo menos duas chávenas por dia. A evidência indica que o café proporciona efeitos protectores para as seguintes doenças:
Benefícios do café para a Saúde
- Cirrose hepática
- Doença de Alzheimer
- Asma
- O cancro do cólon
- Diabetes tipo 2
- Os cálculos biliares
- Alguns tipos de dores de cabeça
- A doença de Parkinson
- Golpes
Tem também benefícios se um adolescente quiser tomar café para estudar. No entanto, se você bebe dois copos de café por dia, o seu corpo já está viciado à estimulação regular da cafeína. É afinal uma escolha pessoal para pesar os benefícios do consumo de café e os seus efeitos sobre os efeitos na saúde.
Conclusão
Apesar das muitas alegações de saúde, a cafeína é uma droga estimulante. A dependência regular da cafeína pode melhorar o desempenho, e salienta o corpo da mesma maneira que todas as tensões da vida.
O chá é uma boa alternativa porque tem menor teor de cafeína. O chá contém antioxidantes (polifenóis) que ajudam a prevenir o cancro. O chá branco é menos processado e contém mais antioxidantes, seguido de chá verde e chá preto. Para reduzir a cafeína no chá preto, deixe de molho por menos tempo ou mude para o chá verde ou branco.
O café é, não é, obviamente, o líquidos mais saudável para se beber, mas se você escolher beber café, compre a versão orgânica.
Uma ótima quinta a todos! (:
Fonte: http://cuidadossaude.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário