sábado, 20 de agosto de 2011

Distúrbios Alimentares



O assunto mais votado da enquete de ontem foi  “Distúrbios Alimentares”, então é sobre isso que irei falar hoje. Muito obrigada a todos que participaram (:
Bom, primeiramente vou tentar explicar de forma simples, o que significa distúrbios alimentares, para mais fácil compreensão de todos.
Esse é um termo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severos prejuízos a saúde de um indivíduo. Isso em geral acontece mais na adolescência, e na maioria das vezes em mulheres.
Existem vários tipos de distúrbios. Os mais conhecidos são anorexia e bulimia. Então vou falar especificamente deles hoje. Mas é bom lembrar que não os únicos, existem muitos outros, porém não tão conhecidos.
Podemos dizer que a causa desses distúrbios podem ser as mais variáveis; famílias autoritárias, histórico de distúrbio alimentar na família, depressão, experiência sexual traumática, cobrança da mídia pelo corpo perfeito, entre outros.

Anorexia
Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Ela pode ter diversas causas, como eu já disse acima, em cada pessoa é quadro diferente.
Uma de suas características é a falta de vontade de se alimentar. A pessoa come em um dia uma quantidade de calorias, que seria o ideal de apenas uma refeição. Isso certamente, traz diversos prejuízos a pessoa.
Os sintomas mais comuns são:
- peso corporal 85% ou menos do normal
- práticas excessivas de atividade física
- ausência de menstruação
- depressão profunda
- descalcificação dos dentes
- tendências suicidas
O tratamento dessa doença deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, pediatra, clínico e nutricionista, em função da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares.
O tratamento da anorexia nervosa costuma ser demorado e difícil. O paciente deve permanecer em acompanhamento após melhora dos sintomas para prevenir recaídas.

Bulimia
Caracteriza-se pela ingestão de grandes quantidades de alimentos seguidos por métodos compensatórios, tais como vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar.
Sintomas
- ingestão exagerada de alimentos
- depressão
- obsessão por exercícios físicos
- comer escondido dos outros
A abordagem multidisciplinar é a mais adequada no tratamento da bulimia nervosa, e inclui psicoterapia individual ou em grupo, farmacoterapia e abordagem nutricional em nível ambulatorial.
A abordagem nutricional visa estabelecer um hábito alimentar mais saudável, eliminando o ciclo "compulsão alimentar/purgação/jejum”.


Bom, galera, pelo que vimos, esses dois exemplos retratam uma realidade muito difícil para quem passa por isso.
O ideal para prevenir esse tipo de doença seria uma diminuição na ênfase da aparência física, tanto no aspecto cultural como familiar.
Se o interior das pessoas fosse mais valorizado que sua aparência, certamente o número de casos como estes seriam bem menor.
Devemos ter em mente que a felicidade não pode vir de fora, e sim de dentro.
Pense sempre assim: Não interessa como os outros te enxergam, você deve criar uma auto-imagem positiva de que o mundo é melhor por que você existe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário