segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Macarrão instantâneo pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava


Boa tarde pessoal (:
Aproveitando o horário de almoço, vou postar agora algo relacionado a isso, e de muito interesse à todos, principalmente àqueles que vivem na correria, e não têm tempo nem de almoçar direito.
Pessoas também que muitas vezes não têm tempo de preparar algo para comer e acabam recorrendo aos macarrões instantâneos, mais conhecido como "miojo", para matar a fome.
O que muita gente não sabe é que eles não são lá a melhor opção para isso.
Acompanhe abaixo, e entenda porque digo isso.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) recentemente analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas, e o de sódio, 2 gramas. No famoso Miojo, o sódio compõe 16% do produto, isso porque a marca foi a classificada com a menor quantidade de sódio.
 As marcas Qualitá e Piraquê têm 2,32 gramas de sódio no tempero, que tem 8 gramas no total. A substância é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial.
O que muita gente não sabe é que para serem desidratados daquele jeito que estão no pacote esses macarrões são fritos! O teste encontrou várias incoerências entre o que é dito no envelope e o que realmente está contido na mistura.
Agora, prepare-se para o maior choque: os macarrões instantâneos têm cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional. Algumas marcas têm rótulos voltados para as crianças.

Outros problemas
Produtos deste tipo abusam do glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor.
O glutamato é conhecido como uma substância viciante e pode causar reações adversas no organismo.
Especialistas já observaram que o uso em excesso do glutamato pode causar enxaquecas, dores de cabeça, náusea, quimação no peito e sudorese, além de outras reações.
No macarrão da marca Maggi, a Pro Teste descobriu que o glutamato corresponde a quase 23% da formulação do produto.
Além do excesso de sódio e glutamato monossódico na fórmula, o macarrão instantâneo tem quantidades enormes de gordura. O Nissin Lamen, por exemplo, tem 16 gramas de gordura em 85 gramas de alimento, quantidade correspondente a 29% da recomendação de consumo diário.
As marcas avaliadas pela Associação foram Adria, Carrefour, Great Value, Maggi, Nissin Lamen, Piraquê, Qualitá, Renata Express, Maggi Lamenitos e Nissin Turma da Mônica.

Fonte: hypescience.com

2 comentários:

  1. Olá, muito bom seu blog. Ja estou seguindo. Sei que voce ainda nao se formou, mas deve sabr rsponder minha pergunta. Miojo emagrece? To fazndo uma dieta só de miojo, qro sabe se funciona mesmo?
    obrigada, beijo

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde marcela!
    É, ainda estou no 4º semestre, ainda tem muito pela frente, rsrss. Mas de acordo com oque já aprendi, e com oque foi dito no post acima, o "miojo" não ajuda a emagrecer, pelo contrário, devido a quantidade de gordura, ele contribuirá com o aumento de peso. E o alto valor de sódio fará seu corpo reter líquido, ficando assim inchado.
    Esse tipo de dieta além de ser uma furada, por não emagrecer, também pode ser prejudicial ao seu organismo, devido a falta de nutrientes.
    Antes de fazer uma dieta, deve-se sempre procurar um nutricionista, para ele avaliar do que seu corpo precisa, e passar uma dieta correta para você.
    bjoos, e obgda pela visita (:

    ResponderExcluir