sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fique por dentro

Olá, bom dia a todos! (:
Vou começar esse dia explicando para vocês o que são fibras, proteínas, lipídeos e carboidratos. Isso porque muitas vezes as pessoas estão acostumadas a ouvir essas palavras, mas não sabem exatamente o que elas significam.
E mais tarde irei falar sobre a famosa e querida cerveja. Afinal, hoje é sextaa-feiraaa, né gentee?! hahahh

Fibras: Bom, para quem não sabe, as fibras alimentares são as partes comestíveis das plantas, ou carboidratos resistentes a digestão e à absorção no intestino delgado de humanos.
Ou seja, quando você ingere fibras, ela vai auxiliar apenas na digestão, pois ela não será absorvida pelo organismo.
Proteína: é um ingrediente vital na dieta. Constitui-se de proteína; carnes, queijo, ovos. No entanto, ela deve ser consumida com cautela. Isso porque um excesso de proteínas no organismo causará um esforço excessivo para o sistema digestivo e para os órgãos de eliminação, como os rins por exemplo.


Lipídeos: também chamados de gordura, são nutrientes responsáveis por inúmeras funções no organismo, além de sua função energética. Fontes de lipídeos: margarina, aveia, cevada, óleo  de soja, óleo de peixes, creme de leite, abacate, entre outros.
Apesar de desempenhar diversas funções favoráveis ao organismo, não deve ser consumido em excesso, pois é usado como reserva de energia (gorduras abdominais).


Carboidratos: assim como os lipídeos, os carboidratos também fornecem energia ao organismo. Dentre os alimentos que fazem parte desse grupo podemos citar os cereais: trigo, arroz, milho, aveia. E entre os tubérculos: batata, mandioca, mandioquinha. E os açucares: mel, frutose e etc.





Após essa explicação ficará muito mais fácil a compreensão da leitura de outros post, e mais fácil também para ser colocada em prática a correta alimentação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário